Nos mudamos a Dossier Geopolítico

6 de septiembre de 2011

O modo americano de fazer guerra



Este articulo que nos envia el Dr. Alberto Moniz Bandeira, es de tal profundidad, que nos parecio importantisimo subirlo al Blogs antes de realizar su traduccion al español, igual los visitantes al sitio tienen la posibilidad de usar el traducctor de google que tenemos instalado en el mismo, para su lectura.





Lic. Carlos Pereyra Mele



Foto: Drones aviones de ataque no tripulados



O modo americano de fazer guerra*


Luiz Alberto Moniz Bandeira



Com a guerra na Líbia, o presidente Barack Obama está a continuar a política dos neo-conservadores (neocons), que o presidente George W. Bush, de acordo Project for the New American Century (PNAC), tentou implantar, visando a desafiar os “regimes hostis aos interesses e valores” americanos, promover a “liberdade política” em todo o mundo, e aceitar para os Estados Unidos o papel exclusivo em “preservar e estender uma ordem internacional amigável (friendly)” à sua segurança, prosperidade e princípios. Daí que os Estados Unidos invadiram o Afeganistão, após os atentados de 11 de Setembro, e posteriormente o Iraque.


Obama preferiu outro modo americano de fazer guerra (American Way of war), para mostrar que realmente merecia receber o Prêmio Nobel da Paz. Os objetivos, no entanto, são os mesmos do presidente George W. Bush, atendendo aos interesses do complexo industrial-militar. Sem agir unilateralmente, ele deseja alcançá-los, transformando a OTAN em global cop (polícia global), de forma a repartir os custos com seus membros, principalmente Inglaterra, França e Alemanha, pretendendo evitar que a guerra seja percebida como entre os Estados Unidos e a Líbia. Em discurso na George Washington University, em 28 de março, o presidente Obama delineou sua doutrina, ao declarar que, mesmo não estando a segurança dos americanos diretamente ameaçada, a ação militar pode ser justificada – no caso de genocídio, por exemplo – os Estados Unidos podem intervir, mas não atuarão isoladamente.


A intervenção na Líbia realizou-se sob o manto da OTAN, após obter uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, sob a alegação de evitar o massacre de civis. O propósito, portanto, era e é legitimar o direito de intervenção humanitária, para encobrir os interesses estratégicos e geopolíticos das potências ocidentais, entre os quais o petróleo. Mas foram os Estados Unidos que forneceram aviões, drones (aviões teleguiados), Tomahawk Land Attack Missile (míssil de cruzeiro de longo alcance, de ataque a superfície subsônico), bombas, inteligência e até pessoal militar à OTAN. E, até 31 de julho, a guerra na Líbia já havia custado aos contribuintes americanos cerca de US$ 896 milhões, conforme o Pentágono, e calcula-se que ultrapasse US$ 1 bilhão até o final do ano.


Tudo indica que os Estados Unidos já haviam decidido remover Gaddafi, mudar o regime (regime changing), e aguardavam apenas a oportunidade. O planejamento da operação possivelmente começou em 2010, antes da revolta no Egito. Em 26 de fevereiro, nove dias, após a sublevação em Benghazi, o presidente Barack Obama declarou que Gaddafi havia perdido a legitimidade ("lost legitimacy") e devia logo deixar o governo. Estava, decerto, a considerar a intervenção armada e possivelmente já havia introduzido forças especiais na região, com disfarce árabe. The New York Times, em 30 de março de 2011, noticiou que o presidente Obama, algumas semanas, assinara um finding (autorização secreta para um ação encoberta), autorizando a CIA a prover de armas e apoio aos rebeldes. Seus operadores já estavam a na Líbia, como parte das shadow force das potências ocidentais, i. e., juntamente com dezenas de soldados das forças especiais da Grã-Bretanha, agentes do M16 e da Direction générale de la sécurité extérieure, ( DGSE), da França.


A iniciativa de atacar a Líbia coube à França e à Grã-Bretanha. Mas serviço secreto francês começara a planejar a rebelião em Benghazi, em 21 de outubro de 2010, segundo o jornalista italiano Franco Bechis revelou no diário direitista Libero, em 24 de março 2011. Naquele ano, em outubro de 2010, ocorrera a defecção de Nuri al-Mesmari, chefe de protocolo de Gaddafi, que abandonou a Líbia e, depois de estar na Tunísia, se asilou em Paris. Lá manteve contacto com Direction générale de la sécurité extérieure ( DGSE) e se reuniu com os oficiais da Brigade des forces spéciales terre (BFST), subordinada ao Commandement des opérations spéciales (COS). E aí começou o complot contra Gaddaf,i envolvendo ativistas da oposição em Benghazi.









* Luiz Alberto Moniz Bandeira, cientista político e historiador, professor titular (aposentado) da UnB (Universidade de Brasília),. E autor de mais de 20 obras, entre as quais, Formação do Império Americano, já publicada na Argentina, em Cuba, e esta a ser lançada até fins de 2011, traduzido para o mandarim, pela editora da Universidade de Renmin, uma das mais importantes da China, em Beijing.



No hay comentarios.: